Trem da Vale: Passagens, Informações e trechos

trem da vale passageiros

Se você tem o desejo de viajar de trem para algum lugar do Brasil, saiba que a Vale conta com duas ferrovias, que além de transportar minérios, também realiza o transporte de passageiros por duas rotas entre estados brasileiros. Aqueles que pretendem utilizar o trem da vale para uma incrível viagem, podem compra passagens pela internet, no próprio site da empresa.

As rotas do trem da Vale são conhecidas como Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e a Estrada de Ferro Carajás (EFC), ligando os estados de Minas Gerais ao Espírito Santo e o Pará ao Maranhão.

Para quem possui algum receio em relação a viagem, saiba que as ferrovias contam com sistemas de monitoramento 24 horas por dia e trens com locais para refeições , ar condicionado e acesso a pessoas com necessidades especiais.

trem da vale passageiros

A viagem pelo Trem da Vale de Vitória a Minas

A viagem da Vale pela estrada de ferro Vitória x Minas, liga as capitais Vitória e Belo Horizonte. O trajeto dura em média 13 horas e acontece diariamente, oferecendo uma ótima alternativa as opções rodoviárias e aéreas entre os destinos.

No trem, há vagões que funcionam exclusivamente para restaurante e lanchonete quando a fome bater. Todos os ambientes contam com ar condicionado e serviço de bordo, uma comodidade a mais para quem se interessar por este transporte.

Para pessoas com necessidades especiais, o trem conta com um vagão exclusivo.

O trem parte de Cariacica, região metropolitana de Vitória todos os dias às 7h. E chega em média a Belo Horizonte, às 20h10. Já a rota contrária tem saída às 7h30 de Belo Horizonte, com chegada prevista para às 20h30 em Vitória.

Durante o percurso, há um trem adicional, onde o passageiro poderá fazer uma viagem de Itabira a Nova Era em Minas Gerais. Mas é importante saber que neste caso, não será possível com o mesmo bilhete, chegar a Vitória.

Estrada de Ferro Carajás

Esta viagem de trem liga o Pará ao Maranhão, através das cidades de Parauapebas (saída) e São Luís, capital do estado (chegada).

Essa viagem costuma ser 50% mais barata do que de ônibus, além de mais tranqüila e com diversas opções de paradas ao longo do percurso entre a natureza. São 16 horas de viagem, com 15 pontos de parada entre as cidades de Pará e do Maranhão, com média de passageiros de 1300 por viagem.

Dicas para a compra de passagens de trem da Vale

Neste site, o interessado poderá selecionar a ferrovia e o trajeto desejado, colocar a origem e o destino, selecionar se deseja comprar os bilhetes de ida e volta ou apenas ida, escolher as datas desejadas, a classe em que deseja viajar e a quantidade de passageiros.

Depois é só clicar em “Pesquisar”, escolher a opção que mais lhe agrada e então dar continuidade para a página de pagamento, onde será solicitado os seus dados.

Imprima o comprovante, esteja na estação para o embarque no dia selecionado e boa viagem!

Passageiros: Em caso de cancelamento ou alteração de datas, como proceder?

Caso seja preciso cancelar ou trocar as datas da viagem, você irá precisar fazer isso com no mínimo três horas de antecedência a hora da partida do trem na estação de embarque, neste caso, há uma multa de 5% em relação ao valor da passagem por cancelamento e multa de 20% em relação ao valor da passagem, por alterações de datas.

No caso da alteração de datas, realizando elas com 36 horas de antecedência você não paga a multa. Você poderá alterá-las em um período máximo de até 1 ano em relação a data inicialmente comprada. Por exemplo, meu embarque estava previsto para janeiro de 2018, eu posso alterá-lo para qualquer data (desde que disponível) até janeiro de 2019.

Principais dicas ao realizar a sua viagem de trem na Vale

Para fazer uma boa viagem de trem, é preciso seguir algumas dicas básicas para não ter dores de cabeça. Por isso selecionamos algumas das principais para apresentar a vocês:

  • Nunca se esqueça de sua passagem, é preciso estar com ela em mãos, para que sempre que forem solicitadas, seja possível apresentadas as autoridades competentes.
  • É importante também estar portando um documento original com foto, como RG, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte e outros de fé pública. É possível levar consigo na viagem uma cópia do RG ou CNH, mas ele deverá ser autenticado em cartório.
  • O transporte e cuidados com a bagagem em uma viagem de trem é de sua responsabilidade. Tenha o zelo de identificá-las e sempre estar de olho nelas em todo o percurso.
  • Se você estiver viajando com crianças é preciso portar os documentos delas e também uma autorização de viagem ou comprovante de grau de parentesco.
  • Como a viagem de trem é bem instável em relação ao movimento, é recomendado que o passageiro porte remédio para enjôos, como Dramin por exemplo.
  • Os vagões contam com ar condicionado, pois existem regras que definem a temperatura padrão de transporte. Portanto se você passa frio com facilidade, leve uma blusa.
  • Não perca a viagem, chegue com pelo menos 1 hora de antecedência ao local de embarque.

Principais telefones de contatos para tirar dúvidas sobre a viagem de trem

Para você que precisa de mais alguma informação em relação as viagens que citamos acima, a Vale disponibiliza dois telefones de SAC, onde um deles é para pessoas com deficiência auditiva.

O atendimento destes telefones funcionam 24 horas por dia e 7 dias por semana.

0800 285 7000

Atendimento a deficientes auditivos

0800 021 9934

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *