Semana Santa de Tiradentes completa 300 anos

A cidade de Tiradentes (MG) se prepara para uma das mais tradicionais celebrações da Semana Santa do Brasil. São 300 anos com uma extensa programação religiosa e cultural, com missas, procissões e encenações. As pousadas em Tiradentes estão comemorando os bons resultados em função da procura por reservas para este período.
Este ano a Semana Santa tem início dia 14 de abril, com as celebrações do Domingo de Ramos, e se estende até dia 21, no Domingo de Páscoa. Durante os quarenta dias que antecedem a Páscoa, as igrejas realizam caminhadas em oração, conhecidas como Vias Sacras, nos bairros e comunidades da cidade.
Nas sextas-feiras, após a celebração da missa acontecem Vias Sacras solenes na Igreja Matriz de Santo Antônio, percorrendo o Centro Histórico e os Passinhos da Paixão – pequenas capelas construídas entre os anos de 1745 e 1807, que contém quadros com cenas dos últimos momentos de Jesus Cristo. Um dos momentos mais esperados nesta cerimônia é quando todas as luzes da igreja são apagadas e os fiéis batem os pés no chão, simbolizando as trevas que tomaram conta da terra quando Jesus morreu.
No Domingo de Ramos, inicia-se a Semana Santa. A Procissão do Horto das Oliveiras, realizada na segunda-feira (15), simboliza o momento em que Jesus aceita a missão de morrer. A terça-feira (16), é marcada pela Prisão de Cristo. Nesta procissão, as luzes do Centro Histórico são apagadas, e a única iluminação existente é a luz das velas carregadas pelos devotos. No dia seguinte, acontece a Via Sacra encenada. Na Quinta-Feira Santa é celebrada a Missa do Lava Pés e a instituição da Eucaristia.
Na Sexta-Feira da Paixão acontece a ação litúrgica, com Adoração da Cruz, às 15 horas na Matriz de Santo Antônio. A noite é realizado o Descendimento da Cruz e em sequência a Procissão do Senhor Morto. Os pequenos detalhes fazem com que a Semana Santa em Tiradentes seja singular. O som da matraca para simbolizar o luto, a prisão do Cristo. A cidade preserva a tradição de confeccionar tapetes de serragem na madrugada de sábado para a procissão do Domingo de Páscoa. Se você pretende viajar depois da Páscoa consegue viagens baratas por ser baixa temporada.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.